Um dia cheio

Hoje termina o mês número 1 do ano 2012. Em fim de mês fazem-se contas e por isso iniciamos a prática de registar as ausências num registo próprio. Apoiando-se no quadro de presenças, os mais crescidos começaram por riscar os sábados e domingos, depois assinalaram os dias que faltaram à escola e registaram o total de faltas. É um trabalho que exige atenção, implica leitura de dados num quadro de dupla entrada e registo escrito. Gostaram do desafio. Já se sentem grandes.

 Falamos dos conceitos maior > e menor < .  Uma amiga foi chamada a fazer de conta que era um símbolo e acertou: a menina da esquerda é menor do que a da direita.
 É maior do que...
 Depois de experimentarmos com os meninos passamos para o quadro preto e trabalhamos com quantidades.
 Depois trabalhamos no caderno.
 À tarde festejamos o 6º aniversário da Inês.


Plano da semana: 30 de Jan a 3 de Fev

Já falamos nos 5 sentidos a propósito do corpo humano mas muito superficialmente porque o interesse centrou-se nas partes constituintes do corpo. A semana passada falamos do tacto a propósito das texturas e esta semana aproveitaremos para abordar os órgãos dos sentidos através dos quais percecionamos tudo o que nos rodeia. Agora que as crianças mais novas do grupo deram um salto no seu desenvolvimento (estão 4 meses mais velhas) é o momento certo para abordagens mais complexas.
Dedicaremos algum tempo a aprender a jogar ao jogo do galo. Um jogo que exige muita atenção por parte dos jogadores e até estratégia. Um jogo para jogar a dois.
Os mais velhos já conhecem os símbolos matemáticos +=  com os quais realizam a adição. Esta semana conhecerão mais dois:  > maior e < menor.
A escrita já entrou na rotina e a maioria dos mais crescidos sabe escrever o nome com letra manuscrita. Continuaremos com esse exercício.

Boneco de giz

Terminamos a semana a fazer um boneco de neve. Com giz e leite (o leite fixa o pó de giz à cartolina) cada um fez um desenho onde se nota já a aplicação de aprendizagens realizadas nos últimos dias.



Como no cinema, vimos este excerto de um filme. Só faltaram as pipocas.




  • Nas últimas duas semanas o inverno foi o tema de ligação das atividades desenvolvidas, associando-se-lhe a exploração das cores branca, preta e amarela (cores do pinguim, da neve e do boneco de neve) em função da necessidade de reforçar estas aprendizagens com as crianças mais novas.
  • Falamos de características do tempo associadas à estação do ano e constatamos a passagem do tempo. Quando começou a escola ainda estávamos no verão, depois veio o outono e já estamos no inverno.
  • O tema da semana levou-nos também a falar de texturas, que inicialmente observamos nas roupas de inverno que vestimos e depois sentimos na superficie de outros materiais através do tacto.
  • O desenho e a representação da figura humana precisavam de um empurrão para progredir. Foi o que fizemos esta semana e os resultados estão já à vista.

Preto e Branco

Ontem e hoje reforçamos a aprendizagem das cores preta e branca com algumas crianças.  Neste painel trabalharam 4 crianças, cabendo a cada par, a tarefa de procurar objetos das respetivas cores que depois foram coladas na cartolina. Previamente visualizaram um power point com imagens de figuras conhecidas de cor preta com o objetivo de facilitar a associação da cor.
No caderno, a atividade consistiu em recortar e colar imagens associando-as à respetiva cor.
Com o grupo de crianças mais novas é evidente o progresso na execução deste tipo de atividades, nomeadamente, maior autonomia. Estão a crescer.
   Neste dois dias, com as crianças mais velhas, a atenção centrou-se na evolução do desenho, designamente, na representação da figura humana, no enriquecimento dos detalhes e na representação da linha térrea.
"Nós pairamos no ar ou os pés tocam no chão?"
É interessante ver a solução que cada um encontrou após perceberem que os "meninos" ficavam a pairar no ar.



A Nicole (3 anos) também fez um desenho. Perguntei onde estava o pescoço: "está aqui, debaixo do cachecol." 

Hoje foi dia de ouvir a história  A Menina gigante na Biblioteca Vicente Campinas.

A Menina Gigante

Texturas

Iniciamos a manhã com a visualização de um power point sobre texturas e depois, através do tacto, sentiram algumas texturas (liso, rugoso, macio, áspero).
 Ainda no âmbito do mesmo tema criaram uma pintura texturada através da colagem prévia de materiais com diferentes texturas.



Ficou a ideia de que há diversas texturas, que é algo próprio dos materiais, que as sentimos através do tacto mas podemos adivinhá-las através da visão.

Começou nova semana

Continuamos com o plano de trabalho da semana anterior e com o inverno como tema central. 
O livro de hoje mostrou-nos como os pinguins nascem, crescem e vivem. Como as cores não são conhecidas de todos, os mais pequenos coloriram o desenho do pinguim como mostram as imagens. Esta semana falaremos mais vezes das cores  para que, quem ainda não aprendeu, tenha a oportunidade de aprender o nome destas cores.


Houve quem quisesse fazer um mapa de ideias (ou de conceitos) que se centrou no conceito viajar.

Ainda aprendemos uma canção sobre o inverno.



Coleção de inverno

Terminamos a semana com este trabalho a propósito do vestuário apropriado para o inverno. O tema inverno terá continuidade na próxima semana.



Sol de inverno

Ao início da tarde o sol convidava a ficar no recreio e a aproveitar a chegada dos pneus para novas brincadeiras antes de regressar ao trabalho.

Mapa de ideias

Depois de fazermos um mapa de ideias coletivo no quadro preto, à medida que faziamos o levantamento de ideias que se relacionam com o tema da semana (inverno), os mais velhos fizeram cada um o seu mapa.



 Os mais novos recortaram folhas coloridas para ilustrar um gorro. O recorte já melhorou muito mas ainda é preciso treino.
Logo pela manhã começamos com adivinhas e não foi nada dificil adivinhar.
Retirado daqui

E o vencedor é...

Em dia de aniversário, a Bárbara debateu-se pelo 1º lugar no I Torneio de Dominó da Sala 9 mas o Diogo saiu vitorioso. Na categoria dos mais novos, a vencedora foi a Margarida. 

 Enquanto alguns cortavam e colavam lã nesta atividade da prof. Cristina, outros faziam um exercício de escrita que consistiu em copiar palavras existentes na sala.
Bom fim de semana.

Metade / meio

Tentamos perceber o conceito e aplicar no desenho e na matemática.
Ao quadro preto, foram chamados à vez, para dividir diferentes quantidades em duas metades. O maior desafio consistiu em dividir um número ímpar de bolinhas mas a Inês C. descobriu a resposta: corta-se uma das bolinhas ao meio. 
Ainda vimos que 10 é uma dezena e 5 é metade: meia dezena.



I Torneio de Dominó da Sala 9: 1º eliminatória

Ontem foi dia de ensaios. Uma oportunidade para reforçar a confiança.
Hoje jogou-se a 1º eliminatória. Estão apurados os jogadores para a 2ª eliminatória que terá lugar na 5ª feira.
 Metade dos jogadores foram eliminados. A outra metade continua na competição.

Falamos em metades e vimos que duas metades fazem um inteiro.
Estes amigos prepararam uma surpresa musical ao fim da tarde. Esperaram por mim à saída e improvisaram um concerto ao vivo e em direto. O vocalista liderou a banda e estiveram muito bem.
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