Dia de caça ao ovo

Estava previsto fazer-se no pinhal da Escola Caldeira Alexandre mas a chuva obrigou-nos a ficar na sala. A caça ao ovo fez-se na sala mas também foi divertido.

Hoje tivemos mais uma visita que também participou no jogo. Com algumas pistas (está quente /  frio), foram encontrando os ovos espalhados pela sala.

 Os adultos também tiveram que se esforçar para ganhar um ovo de chocolate.

Termina aqui o 2º período. O 3º período terá início no dia 10 de Abril.
Boa páscoa! 

Uma 5ª calma

Estou de regresso à sala. Hoje foi um dia calmo, com menos meninos porque alguns já estão a gozar a interrupção letiva da páscoa. Quem veio aproveitou para brincar com os amigos, para fazer desenhos, colorir ou qualquer outra atividade à escolha.
 Houve quem fizesse o cestinho para levar para casa com ovos de chocolate.

Também houve quem viesse passar a tarde connosco. Um irmão mais velho que é também um ex aluno da sala.
Amanhã é dia de caça ao ovo. Não se esqueçam!

Caminhada e pic nic na praia

Chegou finalmente o dia do pic-nic. A caminhada fez-se bem e com boa disposição. Ao longo do percurso cantaram e gritaram com energia e ninguém se queixou de cansaço.

Chegados à praia, entre sol, algumas núvens e algum vento, escolhemos um lugar junto à passadeira porque já tinhamos feito uma boa caminhada e haveria ainda a caminhada de regresso. Andar na areia cansa!
Depois foi tempo de brincar com a areia, de fazer buracos e de correr.  

A praia encheu-se de meninos da nossa escola e da escola Caldeira Alexandre. Lá ao fundo vêem-se os amigos da Sala 8.

Os sapatos permaneceram pouco tempo nos pés. Mas quem resiste?

Teremos de fazer isto mais vezes. A opinião foi unânime.

Hora de comer. A praia abre o apetite e era preciso repor energias.

O regresso fez-se com calma mas estes dois amigos fartaram-se de correr.
Divirtam-se. Bom fim de semana.
Para quem só regressa no 3º período, votos de boa páscoa.

Um dia cheio!

Em dia mundial da floresta, o dia foi ocupado com muitos acontecimentos.
Iniciamos o dia com a história "A árvore generosa" que nos fala da amizade entre uma árvore e um menino.

Ainda de manhã, fomos assistir à Hora do conto na Biblioteca Vicente Campinas. Depois da história "A princesa baixinha" ainda houve tempo para colorir um desenho.

No início da tarde, os alunos do 2º ano contaram-nos a história " Os ovos da Paulina", atividade integrada na semana da leitura.

Hoje foi também dia de celebrar o 5º aniversário de uma das nossas meninas. Parabéns.


Dia do pai

Hoje foi dia dos pais entrarem na sala e ficarem mais um bocadinho.





Oferta para o pai

Já não é surpresa e por isso já se pode mostrar. A oferta para o pai foi um jogo do galo. Um jogo para ser jogado a dois.
1º passo: pintar a tela.
 2º passo: pintar as tampinhas das garrafas.
 3º passo: pintar o papel de embrulho.
 4º passo: ilustrar o postal e escrever a mensagem.
Os mais crescidos copiaram a frase do quadro.

Plano da semana: 19 a 23 de março


É uma semana recheada de eventos que terminará com um pic-nic. Daremos atenção a todos eles. 
Uma vez que se aproxima a interrupção da páscoa, dedicaremos também a semana à autoavaliação. 

Prontos para o Dia do Pai

Hoje terminaram os registos sobre o pai. Os mais velhos copiaram do quadro uma frase e escreveram o nome.

As ofertas para o pai estão prontas e a maioria escolheu levá-las hoje para casa para oferecer ao pai na  manhã de segunda-feira. Ainda não se pode desvendar o segredo que guarda o embrulho.

Contamos com a presença dos pais  no dia 19, entre as 9.00h e as 17.30h, para um momento descontraído entre pai e filho(a).
Bom fim de semana.

Bateram à porta...

... era a dietista Cecília.
 Ouviram a história de uma família que se alimentava com alimentos saudáveis e começavam o dia com um bom pequeno almoço. Depois participaram no jogo em que se separaram os alimentos saudáveis dos alimentos menos saudáveis.

Plano da semana: 12 a 16 de março



Os jogos e cantigas de roda serão o tema central da semana. Estas brincadeiras ajudarão a animar os dias em que se concluirão os presentes para os pais.

Mais um passo para a frente

Quem precisou de ajuda para aprender os nomes das cores deixou satisfeito os seus professores. Por vezes ainda falha o nome de alguma cor mas há motivos para os aplausos que hoje se fizeram ouvir várias vezes. O grupo foi unânime na avaliação positiva da experiência.
A experiência, apesar da curta duração, produziu resultados e quando o saldo é positivo, é válido e pede continuação.


Bom fim de semana.

Os dedos servem para...

... fazer contas.
Colorir a menina do baloiço implicava somar e subtrair. O resultado da operação ditava a cor a aplicar nos espaços.

 Um trabalho bem mais simples para quem não se sentisse preparado para executar a tarefa anterior. Quiseram fazer os dois.

Continuamos com a experiência de tutoria. Os mais novos foram chamados a indicar os colegas com quem trabalharam ontem e a contar em que consistiu a ajuda. Depois mostraram o que tinham aprendido (ou não).  À tarde voltaram a trabalhar juntos.

Hoje foi dia de "Salta". A corda é a ferramenta da atividade física.

Ajudar a aprender


A ideia de ser responsável (tutor) por um colega mais novo, tornar-se uma espécie de "mestre", deixou os mais velhos vaidosos e entusiasmados e os mais novos motivados por passarem a ser o centro das atenções dos "grandes".
Hoje foi dia de formar as parcerias, de identificar a necessidade de ajuda (aprender as cores, aprender a contar, ...) e de falarmos sobre estratégias possíveis para ajudar os mais novos. Na sexta-feira avaliaremos os resultados da experiência.


Plano da semana: 5 a 9 de março


Qualquer estratégia é boa se produzir bons resultados.
Esta semana a estratégia de ensino a pensar nas crianças mais novas assenta na tutoria. É sabido que as crianças aprendem umas com as outras na interação que estabelecem entre si. Os colegas mais velhos assumem assim um papel central no processo de aprendizagem dos colegas mais novos. Por outro lado, enquanto os mais velhos avançam nas suas aprendizagens, encontram no papel de tutor uma ótima experiencia para o exercício da responsabilidade e cooperação.

Enquanto vão fazendo o presente para assinalar o dia do Pai (é segredo, não podemos contar), na matemática, continuarão com a subtração. A lógica da operação não levantou grandes dificuldades mas é necessário insistir e criar momentos para reforçar aprendizagens.

Trabalhar os ditongos tornou-se mais divertido com recurso ao vídeo "os ditongos a cantar". Esta semana irão descobri-los em palavras à solta.

Salta!

De manhã aprenderam os movimentos necessários para saltar à corda. Nas próximas terças-feiras de manhã terão ajuda para aprender a saltar. Podem trazer cordas para a escola e treinar no recreio. Uma iniciativa da autarquia.

À tarde paramos para falar do que têm andado a fazer.

Qual foi o assunto da semana?
 __ “a ilustração.“ (Rodrigo L.)
O que é uma ilustração?
__“ Estão nos livros. (Matilde)
__ “São as páginas dos livros” (Duarte)
__“São os desenhos” (Rodrigo D.)
Como se chama o senhor que faz ilustrações?
__ “Ilustrador” (Diogo V.)
E se for uma senhora?
__”Ilustradora” (Bárbara)
Na matemática andamos a aprender o quê?
__”A fazer contas de menos.” – (Filipe)
E na leitura e escrita? Que sons têm andado a aprender?
__ “ão e ões, de cão e de limões”(Pedro)
__”ãe de mãe” (Tomás M.)
__” ães de cães” (Rodrigo D.)

Com a escolha do tema da semana pretendeu-se chamar a atenção para algo que faz parte do universo da criança mas que nem sempre é olhado com "olhos de ver".



Bom fim de semana.

Mês número 3

Foi o primeiro dia do mês de março. Começamos novo calendário e novo registo de presenças. Viram que este mês tem 31 dias e o anterior teve apenas 29. Recordaram os dois meses anteriores e associaram os acontecimentos marcantes de cada mês.
No calendário viram os símbolos dos 6 aniversários e dos outros dias com destaque na nossa agenda. 
Continuamos com o tema da semana. Viram as ilustrações dos livros da nossa biblioteca e tentaram perceber que técnica tinha sido usada (desenho, pintura, fotografia, colagem...). Depois procuramos na internet e encontramos outras ilustrações.
No início da tarde encontramos a fórmula secreta para vencer
no jogo do galo.
 O primeiro aniversário do mês contou com 4 velas teimosas que insistiam em reacender. Parabéns!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...