Dia de mercado

Hoje fomos à praça ver as bancas e os produtos que ali se vendem. Como amanhã é dia 1 de Maio, a banca com maior número de clientes era a que tinha caracóis.
 
Do lado de fora, viram outras lojas com produtos diferentes.
Pelo caminho fomos trabalhando a orientação. Falamos do percurso que fizemos e vimos alguns pontos de referência  a ter em conta para nos situarmos face à escola e à casa de alguns.
À tarde, tentamos recuperar os nossos canteiros fazendo deles a nossa horta. A experiência com a salsa e os coentros não foi bem  sucedida, talvez devido à qualidade da terra. Com a terra oferecida pelos pais da Inês R., hoje plantamos repolho e curgetes. Espero que resulte e possamos ver resultados antes de terminar o ano letivo.


Bom feriado.

Fomos aos Bombeiros

Hoje foi dia de visita de estudo.
Fomos muito bem recebidos e o guia mostrou-nos muitas coisas.  
 Os carros foram a grande atração.
 Ouviram falar do pó e da espuma que também apagam incêndios e viram as pesadas agulhetas que se colocam nas mangueiras.
 Conseguiram entrar nas ambulâncias e também no carro utilizado por mergulhadores.
 Entraram nos vestiários dos bombeiros e experimentaram os capacetes.

 O museu guarda muitas ofertas, medalhas e objetos encontrados em incêndios.
 É aqui que recebem os pedidos de socorro.
Foi uma visita muito completa que agradou a todos.

Continuaremos na próxima semana com o mesmo plano de trabalho porque a semana foi curta e faz sentido alargar o tempo dedicado às profissões. Completaremos o plano de trabalho com atividades relacionadas com o Dia da Mãe.
Bom fim de semana.

Bateram à porta...

Era a polícia!  Um pai polícia que veio alertar para aspectos relacionados com a segurança da criança. Conselhos úteis que despertam para potenciais perigos nem sempre conhecidos.

 As algemas despertaram muita curiosidade e vontade de experimentar.

Amanhã voltaremos a falar nas questões hoje abordadas pelo nosso convidado, a quem agradeço a disponibilidade.



As profissões



Em véspera de feriado falei do 25 de abril.  Vimos algumas imagens da época e no  Youtube encontramos a canção de Zeca Afonso "Grandola Vila Morena". Foi uma explicação muito superficial para dar sentido a esta interrupção a meio da semana.
Depois falamos das profissões dos pais e a seguir houve uma sessão de pergunta/resposta sobre algumas profissões: " Quem pesca peixes é o/a...? Quem faz o pão é o/a ...?"
A seguir fizeram uma ficha cujo propósito consistia em relacionar os profissionais aos instrumentos de trabalho.
 À tarde, neste labirinto, tentaram ajudar o sr. carteiro a encontrar o caminho até à carta.

Visita de estudo à PSP

A propósito das profissões, fomos conhecer a PSP. Começamos por ver as instalações da esquadra e vimos as diversas secções a trabalhar.
 Viram que há polícias com farda e outros sem farda: os detetives. Nesta sala fotografam os detidos e recolhem as impressões digitais que farão parte de uma base de dados.
 Alguns foram algemados para aprendermos como se faz.

 Nesta salinha vimos um pequeno filme sobre o trabalho da PSP.
A visita terminou já na rua onde viram o carro patrulha e ouviram a sirene.

 Agradecemos à PSP de VRSA a amabilidade com que nos recebeu.

Plano da semana: 23 a 27 de abril


Temos uma semana mais curta e duas visitas de estudo. Dia 23 visitaremos a PSP, dia 25 é o feriado, dia 26 teremos a participação de um pai polícia e dia 27 iremos aos Bombeiros.   
Sobre o tema da semana importa, essencialmente, perceber que todas as profissões são úteis na medida que prestam um serviço necessário à comunidade. Aproveitaremos as visitas de estudo para conhecer, em pormenor, o que a polícia e os bombeiros fazem pela comunidade, ver os instrumentos e ferramentas que usam e talvez outras coisas mais.
O tema liga-se também aos pais, enquanto trabalhadores, e por isso contamos com a participação de alguns. Esta semana teremos a participação de um pai polícia que vem falar sobre o seu trabalho.
Na matemática, a atenção centrar-se-á em labirintos e percursos, especialmente para os mais velhos. Os mais novos farão grafismos.
Na escrita, os mais velhos farão exercícios com as vogais.
Em síntese, estes são os assuntos da semana.

É 6ª feira, yeah...

É a música do momento na Sala 9. Logo de manhã, mal chegam à sala, procuram o vídeo no YouTube.
video

Hoje fomos à Biblioteca Vicente Campinas ver e ouvir duas contadoras de histórias que souberam animar muito bem algumas histórias.

Linhas, espaços e fronteiras

Hoje aprenderam que as linhas dividem espaços e que às linhas divisórias se dá o nome de fronteira. O exemplo foi ilustrado no quadro preto e depois de percebida a ideia, cada um traçou as linhas com as quais definiu fronteiras. Por fim, coloriram os espaços criados respeitando as fronteiras.

Falamos mais uma vez de seres vivos e seres não vivos e do que os distingue e foram dando exemplos de cada grupo. Perceberam que a água não é um ser vivo mas alberga seres vivos. A água não se reproduz (a resposta imediata é que os peixes são os filhos) e a água não se alimenta (come peixes, disse um). Depois de algumas perguntas perceberam que algumas respostas não estavam corretas e riram-se.
Hoje foi também dia de TIC. Ficaram a conhecer algumas teclas e ferramentas para processar texto e quando regressaram à sala continuaram com as experiências, fazendo uso de letras maíusculas e minúsculas. 


Linhas abertas e linhas fechadas

Viram como eram as linhas abertas e as linhas fechadas. Percebido o conceito, desenharam no quadro preto e depois na cartolina. Foi uma atividade para todos.



O poster da terra ficou concluído. Um planeta onde coexistem seres vivos e seres não vivos.

Esta imagem foi o ponto de partida para a grande conversa do dia.
Será possivel que um acontecimento tenha impacto na vida de pessoas que moram no outro lado do mundo? Foi o que vimos e perceberam que sim.
 

O Terra é de todos

Depois de falarmos sobre a mensagem contida no Planeta Azul, fizeram um poster ilustrativo da ideia. Para tal, desenharam seres vivos, casas e montanhas que depois recortaram e colaram.



Hoje foi dia de aniversário. Mais um menino fez 6 anos e por isso está de parabéns.



Plano de semana: 16 a 20 de abril

Temos uma semana com alguns eventos. Na segunda-feira receberemos a visita da higienista oral que nos vem ensinar como manter a saúde dos dentes e da boca. Na 3ª feira é dia de aniversário do David que completa seis anos. Na 5ª feira teremos tic e na 6ª feira iremos à biblioteca.
Entretanto, a propósito do Dia da Terra (22), dedicaremos o resto do tempo a aprender algo mais sobre o planeta. Importa saber que a terra é palco de diversidade de espécies que dependem umas das outras e daí resulta o equilíbrio indispensável à sobrevivência da própria terra. Falaremos de seres vivos, de seres não vivos e a partir daí partiremos para o ciclo da vida (dos animais, das plantas, do ser humano).
Na matemática, mas também na expressão plástica, falaremos sobre linhas (abertas e fechadas).
Apesar de já conhecerem algumas, dedicaremos algum tempo às letras maiúsculas e minúsculas.

Mapa conceptual

Já não é uma novidade. O tema (conceito) do dia foi a abelha, a partir do qual construiram o mapa conceptual ou mapa de ideias.
 A construção do mapa conceptual permite representar um conjunto de conhecimentos que se interligam entre si e de resumir, de forma esquemática, aquilo que se aprendeu. Neste caso, representaram as aprendizagens efetuadas em torno da abelha (que vive numa colmeia, onde se produz o mel, o qual se faz com o polén, algo que se encontra nas flores, ... ).


Hoje conseguimos ver o 1º episódio da série de animação "A abelha Maia" - o nascimento.
Fica aqui um excerto.


A abelha e o mel

 
Começamos o dia com a história "O ciclo do mel". Falamos de apicultura, de colmeias, de pólen, da organização das abelhas, do papel que cada uma desempenha e da abelha mestra, a rainha da colmeia. Ficaram a saber a razão de haver mel de diferentes sabores e que se pode fazer outras coisas com o mel (sabonetes, velas) para além de usar na alimentação e como remédio.
 
 A partir de duas imagens que tiveram de colorir, recortar e incorporar no desenho, representaram o tema do dia.
 

Ainda tentamos aprender a música da Abelha Maia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...