Dias de sol e calor

Alguém anda a comer os nossos repolhos!
Esperamos que o espantalho assuste os intrusos.
 O calor seca muito a terra e por isso temos andado a testar um sistema artesanal de rega gota a gota, reaproveitando garrafas e garrafões de plástico.
 Temos aproveitado as sombras do recreio para refrescar.
Aqui brincam  ao jogo do lencinho.
 O dia da criança é já amanhã e foi tema de desenho.

 É ponto assente que o tempo que resta até ao termo do ano letivo será de mais brincadeira, e a promessa foi muito aplaudida por todos, mas não pomos de lado o trabalho.

Amanhã teremos festa no pavilhão para celebrar o Dia da Criança e para evitar a confusão natural destes dias festivos, onde se juntam crianças de outras escolas, levaram hoje as nossas ofertas com a promessa de só espreitarem amanhã.

Pinhas coloridas

Na sexta-feira trouxemos pinhas do nosso acampamento na mata.
Hoje foi dia de lhes dar cor e uma beleza diferente.
 

Estórias com bichinhos é um livro com várias histórias em forma de poesia que temos vindo a conhecer nas últimas semanas. A leitura acontece após o almoço e é o nosso momento de tranquilidade. Hoje foi a vez da Fada protetora.

Dia de passeio

Regressamos ao nosso acampamento na mata e levamos a nossa bandeira que foi mudando de mão.

 Logo à chegada montamos a tenda com o nosso pano colorido.

 Foi mais outra manhã bem disposta num espaço muito agradável.



Bom fim de semana.


A sala na rua

Foi dia de TIC. Coloriram imagens da história "Os 3 porquinhos" para depois transformar numa nova história. Continuaremos na próxima semana.
 O calor voltou e está-se melhor à sombra. À tarde levamos a sala para o recreio.
 Plasticina
 Desenho
 Jogo do lencinho
 Brincadeiras com pneus
 Brincadeiras com animais
 Hora do lanche

Entretanto também concluímos a bandeira da sala 9.
 Amanhã vamos passear à mata.



O nosso sol

Eis o nosso pano!
"Que bonito. Parece um sol"
As meninas pediram também uma bandeira e amanhã estará concluída.

 Hoje foi dia de atividade física com a Mariana, irmã do Isaac e aluna do curso de educação física, que se ofereceu para desenvolver esta atividade e nós agredecemos. Foi uma sessão animada que terminou com música e dança.




Amanhã é dia de TIC.

Pintar a manta

Não propriamente uma manta mas antes um pano para armar a tenda no próximo passeio (6ª feira) à mata, mais conhecido por nosso acampamento. A ideia de que temos um acampamento tem divertido o grupo que está ansioso pelo regresso à mata.
 Hoje foi dia de preparar o pano que nos dará sombra depois de amarrado a paus ou aos pinheiros. O  pano de lençol foi atado com lãs e usamos 3 cores diferentes para o colorir na tentativa de imitar o efeito batik. Amanhã veremos o resultado. Entretanto está a secar.

Grandes e pequenos ainda trabalharam no caderno. Estamos a relembrar aprendizagens.

Amanhã de manhã teremos uma sessão de atividade física.
Hoje tivemos outro aniversário. Parabéns Sofia!


Efeito borboleta

A simetria deu lugar ao efeito que. depois de recortado, colado noutra folha e acrescentados alguns detalhes, se transformou numa linda borboleta.

 

Plano da quinzena: 21 de maio a 1 de junho


Estamos a pouco mais de um mês do término do ano letivo. Alguns deixarão de frequentar o JI quando terminarem as aulas do 1º ciclo (15 jun), e por esta razão, o trabalho a desenvolver nas próximas semanas centrar-se-á no reforço de aprendizagens tendo em atenção a diferença de idades e ritmos de aprendizagem.

O clima, próprio da primavera, permite-nos agora realizar atividades que as estações anteriores não permitiram e por isso aproveitaremos para fazer mais passeios a pé com o fim de explorar os espaços que nos rodeiam e retirar deles proveito.

As atividades no âmbito das expressões merecerão especial atenção e sempre que possível desenvolver-se-ão no espaço exterior da escola, aproveitando a sombra e o fresquinho.

Entretanto, continuaremos com as aulas de TIC à quinta-feira e daremos ao Dia da Criança (1 de junho) a atenção que merece.

Tabela de dupla entrada

As tabelas de dupla entrada ganharam alguns adeptos na sala. Decidem como fazer e criam os seus próprios desafios para depois os resolver.
 Com a tabela também se joga à batalha naval. O nosso amigo começou por registar os alvos e só depois as coordenadas.
 A nossa amiga optou por registar primeiro as coordenadas e resolver depois o desafio marcando com um x o quadrado correspondente.

 À tarde o trabalho fez-se no caderno. As crianças mais novas precisam de ajuda para identificarem o número mas não para encontrarem o quadrado onde as estrelas e os números se encontram.

A família foi o assunto da semana. As relações de parentesco mais próximas parecem não levantar dúvidas assim como a importância da família nas nossas vidas.  



Bom fim de semana.

Dia da espiga


Hoje fomos passear na mata. Escolhemos o caminho da praia dos 3 pauzinhos. Queriamos espaço para brincar, contacto com a natureza e sombra fresquinha. Os rapazes levaram bolas.
 
 Os rapazes mais novos mal chegaram começaram a trabalhar.  Apanharam pinhas e juntaram paus para acender uma fogueira.
 As meninas começaram por juntar pinhas para criar um pequeno reino.
 À hora do lanche, o pequeno reino albergou as meninas.
 O pequeno reino foi ganhando novos espaços e dimensão e até uma bandeira. As meninas ficaram muito orgulhosas da sua construção e até os rapazes admiraram a obra.
 Está prometido o regresso ao local para mais brincadeiras.

 No regresso apanharam algumas flores para fazer um raminho do dia da espiga. Os nossos raminhos não têm folhas de oliveira, nem espigas verdadeiras, nem nenhum dos tradicionais contituintes do ramo porque o passeio foi no pinhal mas o efeito psicológico foi o mesmo. Foi uma bela manhã.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...