Temas em foco: 1 a 12 de out.


     As primeiras duas semanas de outubro serão dedicadas a dois temas: outono e esquema corporal. Abordaremos algumas características desta estação do ano que traz consigo alterações na paisagem, no modo de vestir e de calçar e na meteorologia. As histórias, canções, poesias, vídeos e imagens ajudarão a explorar o assunto. Sobretudo a pensar nos mais novos, falaremos sobre as partes que compõem o corpo humano, a sua localização e utilidade.

  Temos vindo a cantar canções que referem números e quantidades e continuaremos a fazê-lo nas próximas semanas.  A pensar na grande maioria das crianças, iniciaremos a aprendizagem dos algarismos. O desafio para os mais velhos centrar-se-á nos diversos modos de representação dos números, tendo em atenção conhecimentos adquiridos previamente.

   No domínio da escrita, alguns começarão a copiar o nome, outros iniciarão a escrita do apelido e outros experimentarão cobrir o tracejado com o marcador. Serão desafios diferentes de acordo com as necessidades, atendendo que o grupo é composto por crianças com diferentes idades, conhecimentos adquiridos e ritmos de aprendizagem.

No domínio das expressões, daremos uma atenção especial às cores e suas tonalidades.

Boa semana!

1º fase concluída!

    Chegámos ao fim de setembro após duas semanas de atividade letiva. A Sala 9 recebeu 15 novas crianças que concentraram todas as atenções de modo a garantir a sua adaptação. A transição destas crianças para um novo contexto fez-se sem dificuldades significativas.
As 10 crianças que já integravam a sala ajudaram a acolher os novos colegas e têm vindo, também, a adaptar-se aos novos parceiros. A fase mais crítica na adaptação ao jardim de infância ficou para trás. Começa agora nova fase, com novos desafios. 
 
Nestas duas semanas, tomaram contacto com os recursos existentes na sala e foram-se adaptando a novas formas de estar e de fazer coisas.

 
 

O aniversário é só amanhã mas a festa na escola fez-se hoje. Parabéns!

Bom fim de semana.


Corta, corta tesourinha

O processo de adaptação a novas rotinas continua para as crianças que passaram a integrar a sala. Parte das rotinas são também as regras que regulam a interação entre uns e outros, bem como, com o espaço e com os materiais. Aos poucos, têm vindo adquirir novos hábitos e integrar-se na dinâmica de grupo e da sala. Já sabem ir buscar os seus materiais e a guardá-los novamente após a atividade, arrumam o seu espaço e vão percebendo que há espaços ou jogos onde pode estar apenas um pequeno grupo de cada vez. As novas rotinas vão fazendo parte do quotidiano.
Hoje foi o décimo dia de aulas e, entre outras coisas, dedicaram-se ao recorte e colagem de papeis. Antes, falámos sobre os cuidados a ter quando trabalhamos com a tesoura. Não queremos cortar os dedos nem os cabelos dos amigos!

O outono trouxe chuva

...o que deu muito jeito para falarmos sobre a mudança de estação apesar de hoje fazer sol. Aprenderam duas canções sobre o outono e pintaram folhas com os dedos.
1, 2, 3
caiu uma folhinha
4, 5, 6
foi parar ao chão.
Ela é seca e muito castanhinha
e apertando faz clic na mão.


Os mais velhos pediram "trabalho". Foram resolvendo alguns desafios no quadro (adição, maior/menor/igual, conjuntos).

Colorir, recortar

... e colar no caderno. Deu para perceber como agarram o lápis, como preenchem os espaços a colorir, como manuseiam a tesoura, se têm alguma prática nestas coisas ou se é tudo novidade.

 Festejámos o primeiro aniversário da Sala 9.
 Parabéns ao José Maria que faz hoje 4 anos!


A nota triste do dia foi este cenário no recreio à hora do intervalo. Crianças no recreio, obras e uma carrinha a entrar e a sair, circulando no mesmo espaço à mesma hora, é uma péssima ideia.  Os arranjos são necessários mas devem acontecer nas interrupções letivas. Foi mesmo preciso esperar pelo início do ano letivo para a autarquia fazer este trabalho?!


5 dias de escola e 2 para descansar

Continuamos em modo lento porque o primeira fase passa por criar uma base segura para prosseguir caminho. A adaptação das crianças que passaram a integrar a sala 9 obriga-nos a dar passos seguros e isso requer cuidados. 
Não esquecendo os mais velhos do grupo (habituados a estas rotinas) iniciámos, já, algumas atividades que marcam o início das nossas manhãs. O calendário situa-nos no tempo e o registo da passagem dos dias da semana ajuda-nos a perceber a sequência temporal. Um dia a seguir a outro e o que já passou é riscado porque já aconteceu. Começámos com os mais crescidos e no tempo certo também os mais novos riscarão os dias. Entretanto, juntos, cantamos a canção dos dias da semana que é fácil e parece estar já no ouvido dos mais novos.

A tarefa diária completa-se com o registo escrito da data. Assim, além de noções temporais, vão aprendendo a sequência numérica e treinando a escrita dos algarismos. A novidade deste ano consiste no registo do número de dias de escola.

A novidade do dia é que o grupo está agora completo. Conhecemos hoje mais um menino. Temos sala cheia!

Mais um passo

... no nosso caminho. Vão-se criando novos hábitos e preparando os passos seguintes.

 Ilustração da folha de rosto do caderno.

Novos laços

 A saída de amigos para o 1º ciclo e a entrada de novos elementos obriga os mais velhos a investir em novas relações. Mais novos e mais velhos vão participando em jogos espontâneos, criando novos laços e facilitando a integração das crianças recém chegadas. Para já, é esta a maior preocupação.





Plano da semana: 17 a 28 de set


Nas próximas duas semanas, a preocupação centrar-se-á na integração das crianças que frequentam pela primeira vez o jardim de infância e no regresso à rotina das restantes crianças.
  Gradualmente serão introduzidas regras de convivência e modos de organização estruturantes necessários ao bom funcionamento da sala e do grupo.
  As propostas de atividades terão em conta o facto de o grupo ser constituído por crianças recém chegadas e por crianças que regressam a uma realidade já conhecida. A resposta terá de ser, necessariamente, diferenciada.
No blogue da Sala 9 darei conta dos aspetos relevantes do nosso quotidiano.

Um dia tranquilo

 Uns e outros começam a interagir. Os mais velhos acolheram os novos elementos da sala e partilharam brincadeiras dentro e fora da sala. Está a correr bem.

Hoje foi dia de apresentação do 1º ano e vimos os nossos amigos. Um grande beijo para todos!

1º dia de escola

Para alguns foi o regresso à sala e o reencontro com os amigos. Para outros foi o primeiro contacto com tudo que é novo e que fará parte da sua rotina a partir de hoje. Foi dia de conhecer a sala, o recreio, de ver, mexer e experimentar. Houve algumas lágrimas mas a maioria dos "caloiros" parecem ter gostado da experiência. Já os velhos amigos parecem ter tido muitas saudades do computador. Mal chegaram, tomaram-no de assalto, deixando tudo o resto para os novos colegas. Amanhã já será a sério! Um dia grande.
O pequeno filme que mostra o Ruca no seu primeiro dia de infantário entreteve e ajudou a falar sobre os seus próprios receios e ansiedades.

Reunião Geral

Dia 10 de setembro - 17:30h

Na próxima 2ª feira terá lugar na escola António Aleixo a reunião geral de encarregados de educação, a qual, contará com a presença de um elemento da direção do agrupamento de escolas D. José I, bem como de um representante da autarquia.
À semelhança do ano anterior, realizar-se-á, logo de seguida, a reunião de sala, na qual serão transmitidas informações úteis.
Os encarregados de educação serão contactados esta tarde, via telefone, a fim de serem informados da referida reunião.
Não falte! É importante a sua participação.



Começamos dia 13

A manhã do dia 13 ( 5ª feira) marca o início das atividades com a receção às crianças.
Dia 14 começamos com o horário normal (09.00 - 12.15 / 14:00 - 16:00). Há um acréscimo de 15 minutos no período da manhã em relação ao ano anterior. Nesse dia, extraordinariamente, não se garante o apoio à família (prolongamento).

O 1º ciclo fará a receção aos alunos no dia 14, às 10:00h.
Pode ver a constituição das turmas da EB1/JI António Aleixo na página do agrupamento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...