Um arco íris na sala

Hoje tivemos a visita dos meninos da Sala 6 da Escola Caldeira alexandre. Tinhamos combinado que viriam à nossa sala ensinar-nos a reproduzir o arco íris.
 O vídeo da Kika ensinou-nos porque vemos o arco íris.  Depois a educadora Cristina fez as coisas acontecerem, utlizando uma tigela com água e um espelho. O sol também participou, pois claro!
 
A função do espelho consiste em direcionar o arco íris para a parede de modo a ser bem visivel. O entusiasmo começou mal a luz começou a dançar no tecto.
 
Depois aconteceu. Era mesmo um arco íris!
 
Eis as cores vibrantes do nosso arco íris!
 
Depois da experiência lancharam juntos e houve tempo para brincar no recreio.
 
À tarde recordámos a experiência e as cores que compõem o arco íris e cada um fez o seu desenho.
 
 

Dia de sol

Temos de aproveitar os dias de sol! De manhã fizemos exercício físico no campo situado na traseira da escola.
À tarde trouxemos a pintura para o recreio.

Continuamos a trabalhar as vogais e alguns treinaram o grafismo da letra E.
Quem já sabe escrever o primeiro nome sozinho, começa a escrever o apelido também.
Entretanto, os mais velhos começaram a escrever a data por extenso.


Levo e trago...

um livro.
Os livros da biblioteca podem agora ir para casa com a condição de voltarem para que outros aproveitem, também, a mesma oportunidade. Começamos com os livros da biblioteca da sala.
Temos 4 capas e em cada uma delas um marcador de página. As capas protegem e facilitam o transporte dos livros.
À 6ª feira (iniciámos hoje) levam um livro que, após o fim de semana, regressa à biblioteca (2ª feira). Quem leva o livro escreve o nome na folha de registo onde consta também o título da história e as datas de saída e de regresso do livro. 
 
Também levam e trazem um jogo.
As mesmas regras mas apenas para 3 crianças. Hoje escolheram puzzles.
 
 

 
 


Vapor de água

 Hoje fizemos uma experiência com a ajuda de um fogão e de uma panela. Já tinham visto em casa o fumo que sai da panela quando está no fogão. Agora sabem que o fumo é vapor de água. São gotinhas minúsculas de água que se formam quando a água aquece muito.
 
Já tinham visto o que acontece à água quando colocada no congelador (congela) e o que acontece ao gelo fora do frigorífico (descongela). O frio e o calor  transformam a água e quando isso acontece, muda de estado (líquido, sólido e gasoso).
No fim da semana anterior, uma vez que ninguém soube responder, ficou o desafio para descobrirem, em casa, de que cor é a água. À primeira abordagem, uns responderam que era azul, outros disseram cinzenta, branca e até verde.  Colocámos, lado a lado, um copo transparente com água e lápis de cor. Chegaram à conclusão que não era nenhuma daquelas cores. Na 2ª feira a Inês deu a resposta: é transparente.
 
Também quisemos saber qual era a forma da água. Seria redonda, quadrada...?
Dentro do copo parecia que a água tinha a forma do círculo mas quando passou para o recipiente rectângular mudou de forma. A água cabe em qualquer recipiente (não tem forma) e ninguém consegue agarrar a água porque ela foge por entre os dedos. 
 

  
 Quem ainda não sabia, começou hoje a aprender o nome das 4 formas geométricas básicas. A pensar nos mais crescidos, crescentamos o losango.  
 
Ontem à tarde, o jogo consistiu em descobrir qual o amigo que se encondia.
 
Esta semana celebrámos o último aniversário deste mês.
 
 

Tema da semana. 21:01 a 01:02

 


    Nas duas próximas semanas dedicaremos o nosso tempo a aprender factos sobre a água. As atividades das diferentes áreas e domínios relacionar-se-ão com o tema em foco.
   No domínio da matemática, continuaremos com a aprendizagem do número e dos algarismos, dedicaremos alguma atenção à aprendizagem das figuras geométricas e também na realização de percursos ou labirintos.   
    No domínio da leitura e escrita, especialmente para os mais velhos, falaremos sobre alguns sinais de pontuação: o ponto final e de interrogação. Com eles abordaremos o conceito “frase”. Até agora a atenção recaiu apenas nas letras e nas palavras. Outros continuarão a aprender as vogais e os mais novos treinarão o grafismo.
  No âmbito da atividade física/motora, tentaremos tirar partido do espaço exterior nos dias em que meteorologia permita.    
 Nos próximos dias iniciaremos a prática de incentivo à leitura em contexto familiar, através de empréstimo de livros da nossa biblioteca.    
No âmbito das expressões criativas, o desenho, a pintura, a modelagem, a dramatização, a música, são algumas das atividades disponíveis no dia-a-dia, ora livres, ora orientadas pelo adulto.
 
 

Maior (>)

menor (<) e igual (=). Hoje começamos a manhã com alguns exercícios no quadro para saber se ainda havia dúvidas. A boca aberta fica sempre virada para o petisco maior porque o crocodilo é um comilão. Assim é mais fácil.
 
 

A neve é a chuva gelada.
 
Vimos esta história dos meninos da EB de Moreira que fala de neve, de gelo, do ártico, de icebergues, de animais que vivem no norte gelado e como a chuva se transforma em neve por causa do frio. Depois procurámos imagens na internet para ajudar a perceber o significado de algumas ideias contidas na história.  
 
A canção 

 
 

O calor humano...

ajuda a derreter o gelo. O calor das lâmpadas acesas e o calor do aquecedor também. Foi o que constatamos hoje com a experiência do copo com água congelada que, à temperatura ambiente, foi derretendo até atingir o estado líquido, logo no início da tarde.
Iniciámos a manhã com a observação da água congelada e fomos acompanhando a evolução da descongelação. O João deu o alerta: já está! Acabara de desaparecer o pedacinho de gelo que pairava à superfície.
 


A atenção centrou-se nas razões da congelação e descongelação. O calor e o frio são os fatores que contribuem para o arrefecimento/congelamento e aquecimento/descongelamento. Além da experiência, procurámos respostas na internet, nossa fonte habitual de informação.
 


 

Boneco de neve

 O assunto continua a ser o inverno. Hoje começaram a fazer o seu boneco de neve.
 
A partir do poema, falámos sobre o efeito do calor no boneco de neve. 




De manhã fomos à Biblioteca Vicente Campinas ouvir a história do coelhinho branco e da cabra cabrês. 
 Depois da história ilustraram um desenho.
 
*Hoje foi dia de festa. A Luana C. fez 4 anos!
 

*Ontem, antes da atividade tic, visitámos os meninos da sala 6 da escola Caldeira Alexandre. Quisémos contar o que andamos a trabalhar e saber o que têm feito os amigos daquela sala. Cantámos a nossa canção sobre o inverno e levámos este poema como oferta. Ficámos a saber que fizeram uma experiência em que aparecia o arco-íris. Ficou combinado que um dia destes, os novos amigos, nos fariam uma visita.
 

 

Há calor no inverno?

Há. A canção que aprendemos ontem e a animação que vimos hoje mostram-nos que a lareira aquece os dias frios e o vestuário quentinho também.
 
O carinho dos amigos também traz calor aos dias de inverno.
 Em dia de aniversário, os pais do João Raiado, a Sofia e a Cila, surpreenderam-me com este bonito e delicioso bolo de chocolate. Fui mesmo surpreendida!  Gostei muito e estou muito agradecida pelo gesto.  
 
 

É a vez dos mais pequenos...

começarem a escrever o nome e a data nos respetivos trabalhos. Terminado o 1º período, é tempo de complicar, acrescentando complexidade às propostas de trabalho. O desenvolvimento e a aprendizagem acontecem por etapas. A letra manuscrita irá, progressivamente, substituindo a de forma, para que, à data da entrada no 1º ciclo, não seja uma novidade.
 
Continuamos com o inverno. Hoje aprenderam esta canção.

 
 

Poema

Hoje foi dia de falarmos sobre o inverno e de saber o que cada um sabe sobre o assunto. Falámos sobre o vestuário necessário para proteger do frio, do vento gelado e da neve.
Os mais pequenos treinaram o grafismo e outros começaram por descobrir as vogais que fazem parte dos seus nomes. Com estes, ainda insistimos com a identificação dos algarismos até 10. 
 
 
 

Plano da semana: 7 a 18 de janeiro

  
A nova estação do ano será o tema dominante. Procuraremos abordar questões relacionadas com as características atmosféricas e físicas desta estação do ano. As atividades das diferentes áreas e domínios relacionar-se-ão com o tema em foco.
No domínio da matemática, consoante o grupo de crianças em causa, reforçaremos a aprendizagem do número e dos algarismos; conceito de conjunto e a aprendizagem do grafismo matemático maior(>) e menor(<).
No domínio da leitura e escrita, os mais velhos continuarão a trabalhar as sílabas, agora com a introdução da consoante D d. Outros começarão a aprender as vogais e os mais novos treinarão o grafismo.
Outras atividades preencherão os dias destas duas semanas que se seguem.




Voltámos!

 
     Hoje foi dia de regresso às nossas rotinas com alguns meninos em falta. Pusemos a conversa em dia e ficámos a saber que o Pai Natal foi generoso. Relembrámos as canções da festa de natal e falámos sobre o novo ano. Como o dia de Reis é no domingo, começámos a fazer coroas de rei para levar para casa.
Estamos de volta com energia. Queremos prosperidade, saúde e muita alegria para todos.
Feliz ano novo!
 
 
 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...