Itinerários e simetrias

Nos últimos dias temos experimentado diferentes modos de criar simetrias e também itinerários, uns mais simples e outros mais complexos, de acordo com a resposta possível por parte das crianças.

 
Dentro da sala, brincámos ao jogo a que chamamos gps. É um jogo que imita o sistema de navegação, em que um jogador fornece indicações que orientam a deslocação de outro jogador, vendado, ajudando-o a chegar, em segurança,  a determinado lugar da sala. Além do aspeto lúdico, é uma boa estratégia para desenvolver o sentido de orientação.
No quadro, experimenta-se outra forma de fazer percursos seguindo um itenerário predefinido, representado através de setas.

No caderno o processo foi inverso: cada um criou um itinerário e só depois registou as indicações.
 
Continuamos a falar sobre segurança. O Tinóni e companhia vai-nos fornecendo conselhos através dos vídeos. Esta semana temos dado mais atenção à prevenção rodoviária.
 
Na internet vamos descobrindo imagens e canções que ajudam a reforçar a aprendizagem do conteúdo em foco.


 
 
Hoje fez anos a Margarida. Amanhã teremos outro aniversário.
 
 

Chegámos aos 100 dias de escola!

Iniciámos a contagem no 1º dia de aulas e o número 100  parecia estar muito longe. Começámos com as unidades, vimos chegar a dezena, e depois foi sempre mais um, até chegarmos à centena. A partir dos 80º dia começámos a contagem decrescente e a excitação foi crescendo à medida que a conta indicava cada vez menos dias em falta até ao grande momento. Foi hoje!
 
A mãe do Isaac ofereceu-se para fazer o bolo para a festa e estava muito bom!
 
Em dia de festa, o único trabalho do dia consistiu em fazer uns óculos a condizer com o evento.
 
"Oppa gangnam style" abriu a pista de dança. É o hit do momento na Sala 9.
 
Depois do bailarico veio o lanche. Cantámos os parabéns à nossa sala, comemos o bolo do Isaac e o bolo da Sofia (sempre muito prendada! ) e bebemos sumo.
 
Foi um bom dia. 

Nada de mexer nos fósforos!

Nem em armas de fogo.



Não devemos correr quando descemos as escadas e não devemos brincar com pregos! São mais dois conselhos do Tinoni e Companhia que vimos em vídeo.
 
Depois de conversarmos sobre os perigos do dia a dia, ordenaram as imagens com os comportamentos e os perigos associados. 

O nosso menino mais velho fez hoje 6 anos.
Parabéns!
 

Perigos à espreita

Iniciámos a semana a alertar para os perigos que existem à nossa volta. Falámos dos detergentes, das tomadas eléctricas, dos medicamentos, dos cuidados a ter quando ficam sozinhos em casa e das regras a cumprir quando viajamos de carro. O Tinoni ajudou na abordagem destas questões que foram depois complementadas com imagens e vídeos que encontrámos na internet.







No quadro preto fomos experimentando as simetrias e depois passámos a experiência para o papel, num trabalho individual. O desenho também esteve na ordem do dia.






S. Valentim


Estamos de volta depois da interrupção de carnaval. Hoje foi dia de S. Valentim, dia dos namorados e dos amigos. Cada um decidiu a quem gostaria de oferecer um postal em nome da amizade que os une.
 
 
  
 
 

Dia de desfile

e festa de carnaval
 
 
Depois do desfile foi a vez do bailarico no Centro Cultural António Aleixo
 
As fadas e as princesas
 
Os piratas e super heróis
 
Voltaremos quinta feira, dia de S. Valentim.
Bom carnaval

Plumas e brilhantes

Hoje foi dia de fazer máscaras para brincar amanhã na escola e depois levar para casa.
 
Os trabalhos variaram consoante os grupos.  Com este, o objetivo consistiu em descobrir as 5 diferenças.
 
Ficaram a conhecer mais um poema.
 




Olha o palhaço!

Utilizámos o triângulo que tem 3 biquinhos e serve de chapéu para os palhacinhos e o círculo para fazer o nariz de palhaço.

Aproveitámos as adivinhas para pôr a cabeça a trabalhar e aprender duas canções também sobre palhaços e o carnaval.


 

Tema da semana: 4 a 8 de fev.

Não há como fugir-lhe. Aproxima-se o carnaval e 6ª feira desfilaremos pelas ruas da cidade até ao Centro Cultural. Aproveitaremos também para reforçar algumas aprendizagens.

Já é fevereiro

Iniciámos nova grelha de presenças e agora sem fotografias para obrigar até os mais pequeninos a identificarem o nome. Não foi difícil.
 
O sol no recreio faz lembrar a primavera e já apetece ficar mais tempo fora da sala.
 
 
Nestas duas semanas o assunto foi a água. Na próximana semana celebraremos o carnaval.
 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...