A Loja da Sala 9 abriu

... e os clientes fizeram as suas compras. O assunto em foco é a poupança.
 Até 5ª feira (dia mundial da poupança) iremos jogar ao jogo da poupança que teve início hoje. É um jogo que se processa por fases. Cada um recebeu 3 moedas de 0,20€ que tem de gerir como bem entender. Poupar não é uma obrigação. É uma opção. Como será o comportamento destes consumidores?

A loja de guloseimas (um produto apelativo para aguçar o consumo desenfreado!) abriu depois do lanche e os clientes gastaram  dinheiro. A indicação que receberam é que a loja poderia abrir mais do que uma vez e cada um decidiria sobre o fim a dar às moedas. Gastar pouco, tudo ou nada, seria decisão de cada um. 
Hoje penas um gastou a totalidade do dinheiro. A maioria gastou apenas uma moeda. A loja abrirá novamente. 

Paralelamente, vamos fazendo outras coisas. Na falta de aguarelas, aguámos as tintas e conjugaram técnicas diferentes. Primeiro o desenho a marcador preto e depois a pintura.


O halloween entusiasma todos e contam os dias no calendário para saber o tempo que falta para chegar ao dia 31. A tarefa consistiu em completar o desenho seguindo o exemplo.


Bingo!

Hoje aprenderam a jogar bingo. É uma atividade divertida e é também uma estratégia ao serviço do ensino com vista à aprendizagem dos algarismos. Exige atenção, saber ouvir, alguma agilidade e saber identificar algarismos. Vão aprendendo sem saber que estão a trabalhar.

Aprender é uma atividade difícil e exige esforço. 
O esforço merece reconhecimento. 
Esta semana a estrela foi uma menina!

Esta semana foi muito importante. Era preciso parar, conversar, chamar a atenção para questões importantes e definir modos de trabalhar. Foi o que fizemos e daí surgiram estratégias com vista à valorização do esforço individual, do interesse, da dedicação e da autoestima. 
Hoje à tarde foram convidados a dizer o que sabiam hoje que no início da semana não sabiam. Aqueles que consideraram ter aprendido algo, e saber mais hoje, conseguiram ser mais objetivos do que eu estava à espera. 

 Esta semana falámos do leite e dos seus derivados. Falámos do cálcio e da sua importância para a saúde dos ossos e dos dentes. Para ajudar a perceber a importância de termos ossos fortes, em oposição a ossos frágeis, fizemos a experiência do ovo, cuja casca enfraquece por ação do ácido existente no vinagre. Já todos perceberam que o leite e o iogurte são muito mais benéficos para a sua saúde do que o sumo de pacote ou o ice tea.

Os mais novos envolveram-se nas atividades a eles dedicadas e estão a fazer progressos.



Seguimos em frente

A semana começou com a atividade TIC. Uma vez que dividimos o grupo de modo a tirar mais proveito dos equipamentos, calhou ao grupo n. 2 aguardar na biblioteca. É assim todas as semanas.

Segunda feira foi também dia de aniversário. A casa dos 3 anos ficou agora com apenas uma inquilina.

Recebemos uma caixa cheia de livros. Quando estes deixarem de ser uma novidade, trocaremos com outra sala e teremos, então, novos livros. Na sexta feira iniciaremos o projeto Leitura em Vai e Vem. 

Os heróis da fruta continuam a aumentar. Todos os dias há mais alguém que opta por trazer fruta para o lanche. 


Os mais velhos têm trabalhado no caderno.  
 
 Os mais novos começam agora a treinar a escrita dos algarismos que têm estado em foco. 


Lanche saudável

 Estamos em modo alimentação saudável. O lanche de hoje combinou queijo fresco e salada de fruta. O nosso queijo foi do agrado de todos e a quantidade obtida permite repetir. Amanhã comeremos o resto com um fresco pão de cabeça.


No dia mundial da alimentação experimentámos o queijo feito no dia anterior que ficou com este aspeto. 

Ontem foi dia de comer espetada de fruta. Cada um fez a sua espetada combinando os pedaços de fruta à disposição. 


Semana da alimentação

Amanhã assinala-se o dia mundial da alimentação mas o tema ocupará toda a semana. Hoje fizemos queijo fresco. Para já está no frigorífico e tem muito bom aspeto. Amanhã comeremos ao lanche acompanhado com tostas.

O sumo de limão parte o leite. Esta ação é imediata e observável. 
Coalho e soro de leite obtido a partir da ação do ácido do limão sobre o leite.

Coalho de leite que resultará num delicioso queijo.

Eis os ingredientes. 

Aqui fica a receita para experimentarem em casa. 
1. Aquecer um litro de leite gordo até começar a aparecer as bolhinhas. Não deixar ferver!
2. Fora do lume, acrescentar o sumo de um limão - o leite talha e separam-se o coalho de leite do soro.
3. Deixar arrefecer e coar com um coador de rede. Colocar o coalho numa tigela ou forma. 
5. Deitar por cima uma pitada de sal.
6. Voltar ao frigorífico até ter a consistência desejada.
7. Comer!

Estrelas de figo 

Ontem fizemos estrelas de figo com os figos e amêndoas que comprámos na feira. Com as amêndoas que sobraram faremos, um dia destes,  um bolo para o lanche.


Dia de feira

Lá fomos nós à feira e comemos um churro. Comprámos figos secos, amêndoas e castanhas. Na próxima semana faremos as famosas estrelas de figo e comeremos castanhas cozidas.



À tarde ficámos no recreio a brincar com jogos da sala e com os pneus que entretanto regressaram à escola depois de pintados.
 

Assuntos da semana

A canção da folhinha que faz clic na mão, o teatro dos 3 porquinhos, a lenga-lenga do pato e da galinha que fogem à cozinheira, os jogos da sala, a digitinta e tudo o que calha a jeito, têm ajudado os mais novos a aprender a contar e a associar quantidade e algarismo. Este é um dos assuntos em foco esta semana.

"Cheira a barba" -  disse a Matilde ao cheirar esta tinta macia e perfumada feita com espuma de barbear.  
 

Imagens da história ordenada sequencialmente.



Fomos ao teatro

De uma caixa de cartão nasceu um teatro que hoje inaugurámos. A peça escolhido foi "Os 3 porquinhos". Os adultos foram os primeiros a representar e depois os mais pequenos.


Dia mundial do animal

Um dia assinalado no nosso calendário. No quadro preto foram desenhados alguns animais com traços simples que depois passaram para o papel à medida da capacidade de cada um. Tentar foi a palavra de ordem.



Os vídeos do Ruca e os sons dos animais animaram a manhã e deram o mote para o assunto do dia.

       


Há uma linha ...

que une os dias passados na Sala 9.

Nem todos os pais são utilizadores de internet e por isso não acompanham as atividades que vão sendo desenvolvidas e divulgadas no blogue. A pensar neles nasceu este espaço situado no hall de entrada. A renovação da informação será feita no fim de cada mês.

Mês 10

 Estreámos novo calendário onde assinalámos já os acontecimentos previstos. 
À segunda-feira passaremos a ter TIC na escola Caldeira Alexandre. Teremos dois aniversários e daremos uma atenção especial ao dia mundial do animal, dia da alimentação e dia mundial da poupança. Logo de manhã analisámos o mês que iniciou hoje.

Tivemos ontem a primeira sessão de TIC. Os jogos ajudaram a aprender os nomes dos componentes do computador.

Um dos assuntos da semana é a formação de conjuntos. Combinámos tarefas a realizar com peças de jogo com outras a realizar em papel.
 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...