Dia de Oficina de Matemática

A prof. Bruna tem acompanhado os conteúdos que vamos trabalhando na sala e hoje trouxe-nos dois jogos para jogar online nos quais se trabalhou com coordenadas. Foi uma atividade que despertou o interesse até dos mais novos da sala.

Registar, experimentar e refletir

Hoje concluímos a experiência iniciada ontem de manhã. Queríamos saber, relativamente a conjunto de objetos, quais os que flutuam na água e quais os que não flutuam. 
Depois de decidirem quais os objetos a testar, registamos o número de meninos que consideraram que os objetos flutuam. Para tal, recorremos a um gráfico de barras.
 Hoje passámos à fase da experimentação, momento em que tiramos dúvidas e ficamos a saber se as nossas ideias estavam corretas ou erradas.
 Houve algumas surpresas!

À medida que fomos tendo certezas, fomos analisando a tabela, interpretando os dados registados.

Dia de Encontro Desportivo

No âmbito do projeto Escola Ativa, o pré escolar das escolas António Aleixo e Prof. Caldeira Alexandre, dinamizaram mais um encontro desportivo que contou com a colaboração do prof. de atividade física. Foi uma tarde ativa e cheia de boa disposição.








Música à segunda

Iniciamos sempre a semana com a atividade de música. Esta semana a caixa de percussão trouxe muita animação e todos experimentaram este instrumento musical. 
 Antes de terminar a atividade ainda cantaram ao som da guitarra.

Quem se lembra do jogo batalha naval?

É um ótimo jogo para reforçar aprendizagens relacionadas com a interpretação de tabelas de duas entradas. Nesta imagem as duas meninas foram duas piratas adversárias que depois do jogo coloriram o mar e os navios.



Na atividade Oficina de Matemática, a prof. Bruna contou uma história sobre castelos, dragões e princesas, antes de passar ao trabalho que também envolvia a utilização de uma grelha.
 Seguindo instruções verbais da professora e guiando-se pelas linhas da grelha, as crianças mais velhas conseguiram desenhar um castelo.


Na próxima terça feira teremos mais um encontro desportivo.


Quadros e tabelas

Esta semana tivemos 3 bolos de aniversário. Os 5 anos lideram a tabela.

Na atividade de TIC puderam usar o quadro interativo e o mesmo acontecerá na próxima semana. 
 Meninas e meninos criaram a sua moda de inverno. No recorte vão-se observando melhorias no domínio da motricidade fina.

Em matemática foram trabalhando em tabelas de duas entradas. Com as aprendizagens efetuadas esta semana poderemos começar a jogar à batalha naval. Está prometido e aguardam o jogo com interesse.

Os mais velhos começaram a copiar a data por extenso. O hábito de trabalharem a letra manuscrita mostra resultados muito positivos.





Estamos de volta

para o 2º período e já no inverno. 

O boneco de neve não podia faltar.


O primeiro dia de regresso coincidiu com o dia de Reis. De manhã fomos visitar o Presépio gigante e à tarde cada um fez uma coroa de rei ou de rainha.


 Ontem foi dia de Oficina de Matemática. Fizeram um gráfico para perceber quais eram os brinquedos preferidos dos meninos desta sala e estes foram respondendo às questões levantadas com base nos dados recolhidos.

Esta semana levaram algarismos e vogais a passear, aos pares, descobrindo qual era o local de encontro. Estamos a trabalhar em tabelas de duas entradas.

A adição não é um assunto novo mas estamos a reforçar aprendizagens, agora no caderno.

Começámos, este período, a tentar escrever a data por extenso de modo a treinar a escrita. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...